Viagens entre a Galiza e Portugal
Olá!
Todos os anos, a Asociación de Amigos do Couto Mixto distingue três personalidades que tenham contribuído para fortalecer as relações entre Portugal e a Galiza, nomeando-os Juízes Honorários do Couto Misto.
Este ano, um dos novos juízes é Fernando Venâncio, escritor e linguista, autor do livro Assim Nasceu Uma Língua, um clássico da nossa língua (e sobre a nossa língua). O novo juiz convidou-me para ir ao Couto Misto em sua representação, convite que aceitei com todo o gosto. Assim, no sábado, dia 1 de Julho, às 12h (hora galega), na Igreja de Santiago de Rubiás, estarei na cerimónia de concessão dos títulos de juiz honorário. Será uma oportunidade para conhecer o Couto Misto.
Dois dias antes, na quinta-feira, dia 29 de Junho de 2023, pelas 19:30 (hora galega), estarei na Libraría Couceiro, em Santiago de Compostela, para apresentar a História do Português desde o Big Bang e, naquela que será a primeira sessão pública sobre o livro, o Atlas Histórico da Escrita. Estarão comigo José Ramom Pichel e Valentim Fagim.
Com estas duas excelentes desculpas, vou aproveitar para estar uns dias com a minha família em Caminha, ali à vista do Rio Minho — precisamente onde nasceu a nossa língua.
Entretanto, como não podia deixar de ler, proponho a leitura de um artigo: «Viagem às línguas dos países minúsculos» (a viagem termina no Couto Misto). Também criei uma versão inglesa, em que aparece um mapa antigo do Couto Misto: «Princely Tongues: The Languages of Europe’s Five Smallest Countries».
Deixo-lhe ainda um episódio em que falo desta viagem e proponho um livro galego:
Muito obrigado e até breve!
Marco Neves