Chéquia ou República Checa?
Olá!
O regresso às aulas é uma animação. Este ano, tem sido ainda mais: pela primeira vez, os meus filhos andam em escolas diferentes, o que nos obriga a descobrir novos caminhos. O Simão, o meu filho mais velho, está a aprender a viver com novos colegas e professores. O Matias, o meu filho mais novo, está com quatro anos e cada vez mais entusiasmado. Enquanto isso, há aulas para dar, traduções para fazer e, claro, livros para escrever.
Digo tudo isto para confessar o seguinte: esta página tem sido uma forma de descanso (não sei se será a palavra certa), mesmo quando dá trabalho. Os dias são longos e animados e é bom, por uns minutos, ao fim do dia, pensar — e escrever — sobre estes temas que me apaixonam.
Ora, se gosto muito de escrever, também gosto de falar do que me apaixona. É por isso que tenho vindo a molhar os pés na criação de episódios sobre línguas para o canal A Vida Secreta das Línguas.
Permita-me, então, fazer-lhe um convite: ouça os dois últimos episódios (estão um pouco mais abaixo). Um deles é sobre o nome «Chéquia» e o outro é sobre a história das línguas de Lisboa.
Espero que goste!
Quanto aos artigos, lá continuarão a aparecer por aqui, como sempre.
Muito obrigado!
Um abraço,
Marco Neves
Chéquia ou República Checa?
Nos últimos tempos, começámos a ouvir falar de um país chamado «Chéquia». Que nome é este? Que aconteceu à nossa conhecida República Checa?
Pode ouvir o episódio em várias plataformas:
Lisboa há 40 000 anos
Neste primeiro episódio da História das Línguas de Lisboa, tentamos recuar até ao Estuário do Tejo de há 40 000 anos. Acabamos por dar um salto ao outro lado da Europa…
Pode ouvir o episódio em várias plataformas: