Breve História do Telefone
Gosto muito de escrever (como acho que já se percebeu), mas também gosto muito de falar sobre certos temas, como as línguas. É por isso que, de vez em quando, acabo a criar aquilo que são, no fundo, programas de rádio pela Internet (vulgo podcasts).
A culpa, já agora, é da minha mãe! Aos seis anos, pôs-me à frente dos microfones da rádio local lá de Peniche e fiquei com um caso crónico de comichão radiofónica. Ora, como agora é possível criar programas de rádio sem sair de casa, acabei por não resistir à tentação.
Como quem me segue nesta página já sabe, criei um novo canal chamado Pilha de Livros, só para não estar sempre a bater na mesma tecla das línguas (enfim, acabo por ir bater na tecla em muitos dos episódios; há coisas que são mais fortes do que eu).
Ora, hoje, quarta-feira, publiquei um episódio sobre a história do telefone. Há lá um livro pelo meio, claro — e, pois então, acabei por me virar também para a língua, falando um pouco sobre os retrónimos («telefone fixo» é um exemplo de retrónimo).
Se quiser ouvir, aqui fica…
Espero que goste!
Sugiro que siga o canal no Spotify (não se esqueça de carregar também no pequeno sino) ou na Apple Podcasts. Se quiser, deixe ainda uma avaliação numa das plataformas, para que a Pilha de Livros chegue a mais pessoas. Obrigado!
Entretanto, se for o caso, desejo-lhe Boas Férias. Não é que vá deixar de publicar artigos por aqui, mas talvez a frequência seja diferente (ou não, já que estou com um pouco mais de tempo).
Muito obrigado — e até breve!
Marco Neves