1001 razões para não gostar de matemática
Fomos perguntar a um matemático quais são as razões para tanta gente não gostar de matemática. Foi uma conversa inesquecível.
Novidade: Palavrões da Ciência
Há mais de um ano, a Cristina Soares, especialista em comunicação de ciência, perguntou-me, num café em Óbidos: e se fizéssemos um podcast sobre ciência a partir das palavras que os cientistas usam? Depois de muita preparação e gravações que duraram vários meses, aqui estão os Palavrões da Ciência.
Palavrões da Ciência é um podcast produzido pela MadreMedia e apresentado pela Cristina e por mim. Durante oito semanas, iremos perguntar a cientistas portugueses o que andam a investigar e que surpresas nos trazem sobre o que nos rodeia.
Vamos da matemática à botânica, passando pelos morcegos, pelo mar, pela alimentação — e pelas fadas dos dentes…
Para não perder nenhum episódio, assine na sua plataforma favorita:
Será a matemática um bicho-papão?
No primeiro episódio, começamos pela base de muitas ciências: a matemática.
Conversamos com o matemático Rogério Martins, investigador e professor na Universidade Nova de Lisboa, especialista em equações diferenciais — o palavrão eleito para este episódio. Vamos saber o que são e encontrá-las em todo o lado, numa bola de futebol ou num míssil.
Há quem tenha um medo tremendo da matemática. Durante a conversa, falamos das causas desse medo e o Rogério deixa-nos a promessa de um livro futuro. A Cristina até propôs um título: 1001 razões para não gostar de matemática…
O Rogério conta-nos como encontrou a paixão pela matemática e ainda fala de poesia, de dinossauros — e encontramos uma cambalhota no meio da conversa. Também conversamos sobre o seu gosto pela comunicação de ciência, que o levou a criar o programa Isto É Matemática, na SIC Notícias.
Como irá acontecer em todos os episódios, a Cristina dá-nos ideias para falar de ciência e eu levo os ouvintes à descoberta da origem de algumas palavras. Neste episódio, procuramos a origem de «matemática», de «algarismo» e de «algoritmo».
Para a semana, falaremos de neurónios criados a partir de dentes para ajudar crianças com doenças raras.
Fica então o convite para assinar este novo programa.